La construcción de escenarios de futuro como herramienta para la educación ambiental en educación secundaria obligatoria

  1. Juan José Ochando López
  2. Ignacio García Ferrandis 1
  3. Javier García Gómez 1
  1. 1 Universitat de València
    info

    Universitat de València

    Valencia, España

    ROR https://ror.org/043nxc105

Revista:
Revista Electrónica de Investigación y Docencia ( REID )

ISSN: 1989-2446

Año de publicación: 2017

Número: 17

Páginas: 93-114

Tipo: Artículo

DOI: 10.17561/REID.V0I17.3008 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openAcceso abierto editor

Otras publicaciones en: Revista Electrónica de Investigación y Docencia ( REID )

Resumen

No âmbito escolar são feitas referências ao futuro profissional dos nossos alunos. Entretanto, nem sempre são habilitados espaços para a reflexão sobre o futuro de um modo atrativo. O presente estudo teve como propósito conhecer em que medida os alunos do Ensino Secundário Obrigatório se apropriaram de conteúdos e conceitos envolvidos na Educação Ambiental para a Sustentabilidade, mediante a reflexão e a projeção do próprio futuro, expressadas na Construção de Cenários de Futuro (C.E.F.). O objetivo é que a C.E.F. possa servir para a reflexão sobre o futuro provável e o futuro desejável ou possível e, com isso, os alunos tomem consciência do seu papel como parte ativa na construção do futuro e a necessidade da sua formação para tal. A técnica de coleta de dados foi a narrativa, considerando a escrita de produção dos próprios alunos. A partir de suas respostas foi realizada uma análise de conteúdo, tomando como base a enumeração de termos referentes às temáticas curriculares relacionadas à Educação Ambiental. A C.E.F. pode nos ajudar a conhecer o que, até o presente momento, foi significativo e apropriado pelos alunos, além de possibilitar a análise e compreensão dos interesses, medos e qualidades percebidas por eles diante do seu futuro provável gerado. Devido ao interesse demonstrado, a C.E.F pode resultar em uma ferramenta docente eficaz para a determinação e programação de Projetos Ambientais interdisciplinares destinados a melhorar as condições da realidade que os alunos estão vivendo.

Referencias bibliográficas

  • Álvarez-Gayou, J.L. (2003). Cómo hacer investigación cualitativa: fundamentos y metodología. México: Paidós
  • Calderón, I. y Garrido, G. (2002), Metodologías agresivas, alumnos violentos. Reflexiones desde un estudio de caso. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 5(4).
  • Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. En M.C. Wittrock (Ed). Handbook of research on teaching (Third Edition). New York: Macmillan.
  • Hernández, F. (2004). Las historias de vida como estrategia de visibilización y generación de saber pedagógico. En: Goodson, Ivor, F. (Ed.), Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro – EU B.
  • Jiménez Van der Biest, T. (2006).La narración escrita infantil: Un estudio en niños de educación básica. Revista de Investigación, 60, 157-174.
  • Khan, H. y Wiener, A (1967). The year 200, a framework for speculation on the next thirty-tree years. Washington: The Hudson Institute.
  • Kleiner, A. (1999) Doing Scenarios scenarios can help predict the future. Formerly Whole Earth Review (W. Earth, Ed.) Invierno
  • Kong, F. (2014). Construcción de Escenarios de Futuro como aportación Didáctica y Metodológica para una Educación Ambiental creativa, Global y sostenible. Tesis doctoral sin publicar. Universidad de Barcelona.
  • López-Aranguren, E. (2015). El análisis de contenido tradicional. En M. García Ferrando, F.R. Alvira, L.E. Alonso y R. Modesto (Coords), El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza.
  • Muñoz, J.M. (2010). La Educación Ambiental como eje transversal en el currículo. Revista Innovación y Experiencia Educativas, 29, 1-9.
  • Novo, M. (2006). Educación Ambiental. Desarrollo sostenible y globalización. Revista de Educación Ambiental, 4 (6), 24-31.
  • Pascual, J. A., Molina, J., Martínez, R., Curiel, E., y Ramírez, E. (2000). La integración de la Educación Ambiental en la E.S.O. Enseñanza de las Ciencias, 18(2), 227- 234.
  • Polkinghorne, D. (1995). Narrative configuration in qualitative analysis. En Hatch, J., y Wisniewski, R. (Eds), Life history and narrative. Londres: Falmer press.
  • Porter, M. (2004). Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. New York: New Ed Edition.
  • Reparaz, CH., y Naval, C. (2012). Ilusiones y miedos de los niños ante el futuro. Informes y Estudios (Institución Futuro), Nº. 12, 2007
  • Rivas, I., Herrera, D. Y Kushner, S. (2009). Voz y educación: La narrativa como enfoque de interpretación de la realidad. Barcelona. Octaedro.
  • Schwartz, P. (1996). The Art of the Long View: Planning for the Future in an Uncertain World. New York: Currency Doubleday.
  • Sessano, P. (2006). La Educación Ambiental: un modo de aprender. Anales de la educación común, 2(3), 102-11.
  • Suárez, M. (2002), Historias de vida y fuente oral. Los recuerdos escolares. En: Escolano, Agustín y Hernández, J. M. (Coords.), La memoria y el deseo. Cultura de la escuela y educación deseada. Valladolid: Tirant lo Blanch. (pp. 107-133).
  • Suárez, M. (2004), Los castigos y otras estrategias disciplinarias vistos a través de los recuerdos escolares. Revista de Educación, 335, 429-443.
  • UNESCO (2006). Plan de aplicación Internacional del Decenio de las Naciones Unidas de Educación para el Desarrollo Sostenible. Paris: Sección Educación.
  • Vergara, J.C., Fontalvo T.J. y Maza, F. (2010). La planeación por escenarios. Revisión de conceptos y propuestas metodológicas. Prospective, 8(2), 21-29.
  • Wack, P. (1985). Scenarios: Uncharted Water Ahead. Harvard Business Review, 63(5), 73-89.