Saberes docentes y educación infantil. Notas pedagógicas para la formación inicial
- Mª Dolores Molina Galvañ 1
- J. Eduardo Sierra Nieto 2
- Cristina Sendra Mocholí 1
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1
Universitat de València
info
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2
Universidad de Cádiz
info
ISSN: 1681-5653, 1022-6508
Datum der Publikation: 2016
Titel der Ausgabe: Educación infantil (II) / Educação infantil (II) Coordinadoras / Coordenadoras: Isabel María Gallardo Fernández, Isabel Ríos García, Pilar Fernández Martínez y Gelta Terezinha Ramos Xavie
Ausgabe: 72
Nummer: 1
Seiten: 65-84
Art: Artikel
Andere Publikationen in: Revista Iberoamericana de Educación
Zusammenfassung
Salientando o foco do estudo que orientou a nossa investigação, mostramos neste artigo algumas propostas formativas que desenvolvemos nas disciplinas do Curso de Professor da Educação Pré-Escolar que temos a nosso cargo. A nossa premissa é que a profissão docente não se apoia, unicamente, nos saberes disciplinares transmitidos durante o período formativo. Os estudos que realizámos com docentes da Pré-Escolar e da Primária mostram que há aspetos do fazer, do saber e do ser docente que escapam a essa formalização do conhecimento disciplinar, o que nos fez questionar as nossas próprias práticas formativas. Por isso, procuramos nos saberes experienciais das professoras o seu valor formativo para os nossos estudantes; mas, sobretudo, fomos explorando formas de incorporar esses saberes nos processos formativos. Expomos aqui os nossos relatos de formação, as práticas formativas que criámos e recriámos para dar lugar à experiência na formação e para que os saberes da experiência tenham lugar na formação inicial dos professores da educação pré-escolar.
Informationen zur Finanzierung
El proyecto (EDU2011-29732-C02-01): “El saber profesional en docentes de educación primaria y sus implicaciones en la formación inicial del profesorado: Estudio de Casos”, dirigido por el Dr. José Contreras Domingo (Universitat de Barcelona). Y el proyecto (GV/2014/058): “Prácticas y saberes de la relación educativa y su implicación en la formación inicial del profesorado. Estudio narrativo sobre experiencias docentes en Educación Primaria”, dirigido por la Dra. Mª Dolores Molina Galvañ (Universitat de València)Geldgeber
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MICINN
Spain
- EDU2011-29732-C02-01
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Generalitat Valenciana
Spain
- GV/2014/058
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