El cine de ciencia ficción para desarrollar cuestiones sociocientíficas y el pensamiento crítico
- Petit, Maria Francisca 1
- Solbes, Jordi 1
- Torres, Nidia Yaneth 2
-
1
Universitat de València
info
-
2
Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia
info
ISSN: 2216-0159
Année de publication: 2021
Titre de la publication: Cine como herramienta de enseñanza; e11267
Volumen: 12
Número: 29
Pages: 11550
Type: Article
D'autres publications dans: Praxis & Saber
Résumé
Este artigo descreve como o cinema de ficção científica pode ser usado no ensino de ciências da perspectiva das Questões Socio-Científicas (CSC) e da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O cinema legitima visões de mundo, um aspecto que pode influenciar as percepções culturais sobre a ciência, onde tópicos como manipulação genética, transgênicos ou catástrofes naturais podem ser analisados; intimamente relacionados ao conhecimento científico, incorporam aspectos sociais, econômicos e éticos que geram polêmica e confronto por não estarem claramente definidos pela ciência ou pela sociedade. O cinema de ficção científica é nutrido pela ciência da qual deriva o conhecimento, mas também por problemas que relacionam o mundo científico com a sociedade, a economia ou a moralidade. Quer o filme tenha ou não conselhos científicos, o público receberá a visão que transmite ao mundo científico, um aspecto que merece ser examinado em sala de aula; ser capaz de trabalhar com eles em todo o currículo de disciplinas científico-tecnológicas em qualquer nível educacional e analisar as questões sócio-científicas implícitas nos filmes.
Références bibliographiques
- Adamson, A. & Apted, M. D., (Director) (2005). Las crónicas de Narnia [Película]. Walt Disney Studios.
- Apple, M. (2004). Ideology and curriculum. Routledge.
- Barceló, M. (2000). Paradojas: ciencia en la ciencia ficción. Equipo Sirius.
- Barceló, M. (2005). Paradojas: ciencia en la ciencia ficción II. Equipo Sirius.
- Burguer N. (Director) (2014). Divergente [Película]. Summit Entertainment; Red Wagon Productions,
- Camacho, J. (2013). «Epidemia»: Un repaso a la fiebre hemorrágica por Ébola. Revista de Medicina y Cine, 9(2), 70-81. https://revistas.usal.es/index.php/medicina_y_cine/article/view/13666.
- Columbus, C. (Director). (2002). Harry Potter y la Piedra filosofal [película]. Warner Bros.
- Cristancho, J. (2015). Memoria, oposición y subjetividad política en el cine argentino. Imagofagia, 10. http://asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/631/541
- Dick, P. (2012). Blade Runner. ¿Sueñan los androides con ovejas eléctricas? Edhasa.
- Elías, C. (2010). El cine como arma de destrucción masiva de la ciencia. Revista Iberoamericana de Física, 6(1), 2-3.
- Emmerich, R. (Director). (2004). The Day After Tomorrow [Película]. Lionsgate.
- Facione, P. (2011). Critical thinking: What it is and why it counts. Insight assessment, 2007(1), 1-23
- Facione, P., Facione, N., & Giancarlo, C. (2000). The disposition toward critical thinking: its character, measurement, and relation to critical thinking skill. Informal Logic, 20(1), 61-84.
- Fleischer, R. (Director). (1973). Soylent Green [Película]. MGM.
- Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia. Editora Paz e Terra.
- Garland, A. (Director). (2015). Ex Machina [Película]. DNA Films.
- Giroux, H. (2004). Teoría y resistencia en educación. Siglo XXI.
- Guerra, C. (2017). Laboratorios y batas blancas en el cine. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 1(1), 52-63.
- Huxley, A. (1969). Un mundo feliz. Plaza & Janés.
- IPCC. (2015). Cambio climático 2014. Informe de síntesis. https://www.ipcc.ch/
- Jackson, P. (Director). (2001). El señor de los anillos [Película]. New Line Cinema.
- Jose, J., & Moreno, M. (2009). Superhéroes y gravedad: el valor pedagógico de la ficción. Alambique, (60), 43-53.
- Kakalios, J. (2006). La física de los superhéroes. Ediciones Robinbook.
- Lightman, A. (2005). El físico como novelista. Revista Eureka para la Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 2(2), 155-162.
- Mann, M. (Director). (1999). El dilema [Película]. Spyglass Entertainment
- Miller, G. (Director) (2006). Happy Feet [Película]. Warner Bros.
- Ministerio de Cultura y Deporte. (2019). Encuesta de hábitos y prácticas culturales. https://www.culturaydeporte.gob.es/servicios-al-ciudadano/estadisticas/cultura/mc/ehc/portada.html
- Moreno, M. (2010). La ficción (cine, TV, literatura y cómic) como herramienta docente. Revista Aula de Innovación Educativa, (189), 37-38.
- Naciones Unidas. (2015). Objetivos de desarrollo sostenible. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/objetivos-de-desarrollo-sostenible/
- Niccol, A. (Director). (1997). Gattaca [Película]. Columbia Pictures.
- Nolan, C. (Director). (2014). Interstellar [Película]. Legendary Pictures.
- Palacios, S. (2007). El cine y la literatura de ciencia ficción como herramientas didácticas en la enseñanza de la física: una experiencia en el aula. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 4(1), 106-122.
- Perales, F., & Vílchez, J. (2006). Image of science in cartoons and its relationship with the image in comics. Physics Education, 41(3), 240-249.
- Petersen, W. (Director). (1995). Estallido [Película]. Warner Bros.
- Petit, F., & Solbes, J. (2012). La ciencia ficción y la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 30(2), 69-86. http://roderic.uv.es/handle/10550/36255
- Petit, F., & Solbes, J. (2015). El cine de ciencia ficción en las clases de ciencias de enseñanza secundaria (I). Propuesta didáctica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 12(2), 311-327. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2015.v12.i2.06
- Petit, F., & Solbes, J. (2016). El cine de ciencia ficción en las clases de ciencias de enseñanza secundaria (II). Análisis de películas. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 13(1), 176-191. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2015.v12.i2.06
- Quirantes, A. (2011). Física de película: una herramienta docente para la enseñanza de física universitaria usando fragmentos de películas. Revista Eureka obre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 8(3), 334-340.
- Reitman, I. (Director). (2001). Evolution[Película]. The Montecito Picture Company.
- Ross, G. (Director). (2012). Los juegos del hambre [Película]. Lionsgate.
- Sagan, C. (1989). Contacto. Plaza & Janés.
- Scott, R. (Director). (1982). Blade Runner [Película]. The Ladd Company.
- Shoderbergh, S. (Director) (2000). Erin Brockovich [Película]. Jersey Films.
- Silió, E. (2013). Clases sociales hereditarias. El País. https://elpais.com/sociedad/2013/12/11/actualidad/1386795653_827943.html
- Solbes, J. (2013). Contribución de las cuestiones socio-científicas al desarrollo del pensamiento crítico (I): introducción. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 10(1), 1-10. http://roderic.uv.es/handle/10550/34997
- Solbes, J. (2019). Cuestiones socio-científicas y pensamiento crítico: una propuesta para cuestionar las pseudociencias. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (46). https://doi.org/10.17227/ted.num46-10541
- Solbes, J., & Torres, N. (2012). Análisis de las competencias de pensamiento crítico desde el aborde de las cuestiones socio-científicas: un estudio en el ámbito universitario. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, 26, 247-269. http://roderic.uv.es/handle/10550/25687
- Solbes, J., & Traver, M. (2015). Science, scientists and literature: the role of literature in promoting science and technology. Mètode Annual Review, (5), 89-97. http://dx.doi.org/10.7203/metode.82.3428
- Stanton, P. (Director). (2008). WALL·E Batallón de limpieza [Película]. Pixar; Walt Disney pictures.
- Stern, A. (1968). Using films in teaching English composition. English Journal, 57(5), 646-649. http://dx.doi.org/10.2307/812553
- Torres, N. (2014). Pensamiento crítico y cuestiones socio-científicas: un estudio en escenarios de formación docente [Tesis doctoral no publicada]. Universidad de Valencia-España. http://roderic.uv.es/handle/10550/36116
- Torres, N., & Solbes, J. (2016). Contribuciones de una intervención didáctica usando cuestiones sociocientíficas para desarrollar el pensamiento crítico. Enseñanza de las Ciencias, 34(2), 43-65. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1638
- Zemekis, R. (Director). (1997). Contact [Película]. Warner Bros.