El lenguaje como medio de construcción social del conocimiento en educación infantil

  1. Mª del Pilar Fernández Martínez 1
  2. Isabel M. Gallardo Fernández 2
  1. 1 Universidad Complutense de Madrid
    info

    Universidad Complutense de Madrid

    Madrid, España

    ROR 02p0gd045

  2. 2 Universitat de València
    info

    Universitat de València

    Valencia, España

    ROR https://ror.org/043nxc105

Revista:
Revista Iberoamericana de Educación

ISSN: 1681-5653 1022-6508

Any de publicació: 2016

Títol de l'exemplar: Educación infantil (I) / Educação infantil (I) / Coordinadoras / Coordenadoras: Isabel María Gallardo Fernández, Isabel Ríos García, Pilar Fernández Martínez y Gelta Terezinha Ramos Xavie

Volum: 71

Número: 1

Pàgines: 111-132

Tipus: Article

DOI: 10.35362/RIE7107 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openAccés obert editor

Altres publicacions en: Revista Iberoamericana de Educación

Resum

A artigo toma como referência um projeto de investigação mais amplo que indaga sobre as “Sequências didáticas para escrever textos expositivos em Educação Infantil”. Mostramos, com base no desenvolvimento de um projeto de trabalho, como a linguagem facilita a construção social do conhecimento numa sala de aula de crianças de 5 anos, bem como os processos de interação e os conhecimentos construídos. Este estudo foi realizado a partir da análise qualitativa de 24 sessões de aula e das respetivas transcrições, e também de toda a documentação pedagógica do “Projeto sobre o Corpo Humano”. As principais descobertas identificam os docentes como o motor de mudanças nas práticas do ensino. Para mudar a escola infantil é necessário que as práticas docentes mudem. E para que estas mudem, é preciso um professorado que analise e investigue sobre a sua própria prática, gerando um espaço de intercâmbio, debate e reflexão em relação aos desafios colocados pelo avanço em direção a uma educação inclusiva, de qualidade para todos, no âmbito das políticas, da cultura e das práticas educativas.

Referències bibliogràfiques

  • Bassedas, E., Huguet, T. y Solé, I. (2012). Aprender y enseñar en Educación Infantil. Barcelona: Graó.
  • Camps, A. (1994). L’ensenyament de la composició escrita. Barcelona: Barcanova.
  • Delors, J. (2003). La educación encierra un tesoro. Informe a la UNESCO de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo XXI. Ediciones UNESCO. Disponible en: http://www.scribd.com/doc/5447235/INFORME-DELORS-UNESCO [Consulta: 23 de diciembre de 2015].
  • Denzin, N. K. y Lincoln, Y. S. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. London/ Thousand Oaks: Sage Publications.
  • Fernández Martínez, M. P. (2015). «Secuencias didácticas para escribir textos expositivos en Educación Infantil». Tesis doctoral. Universidad Complutense de Madrid.
  • Freire, P. (2005). Pedagogía de la esperanza. México: Siglo XXI.
  • Gadamer, H. G. (1998). Verdad y método. Salamanca: Sígueme.
  • Gimeno, J. (1988). El currículum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Morata.
  • Gimeno, J. (2013). En busca del sentido de la educación. [Archivo de Internet]. Madrid: Morata.
  • González, X. A., Buisán, C. y Sánchez, S. (2009). Las prácticas docentes para enseñar a leer y escribir. Infancia y Aprendizaje, 32(2), 153-169.
  • Hernández, F. (2002). Los proyectos de trabajo. Mapa para navegantes en mares de incertidumbre. Cuadernos de Pedagogía, 310, 78-82.
  • Hernández, F. y Ventura, M. (1992). La organización del currículum por proyectos de trabajo. Barcelona: Graó.
  • Loughlin, C. y Suina, J. (1990). El ambiente de aprendizaje. Madrid: Morata.
  • Mercer, N. (1997). La construcción guiada del conocimiento: el habla de profesores y alumnos. Barcelona: Paidós.
  • Morin, E. (2001). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Barcelona: Paidós.
  • ONU (2009). Convención de los Derechos del Niño. Observación general n.° 12: el derecho del niño a ser escuchado, en http://reddedalo.files.wordpress.com/2012/12/ observacic3b3ngeneral-12-cdn.pdf [Consulta: 20 de diciembre de 2015].
  • Ortega, R. (1992). El juego infantil y la construcción social del conocimiento. Sevilla: Alfar.
  • Pérez Gómez, A. I. (2014). Aprender a pensar para poder elegir. Cuadernos de Pedagogía, 447, 38-41.
  • Piaget, J. (2007). El nacimiento de la inteligencia en el niño. Barcelona: Crítica.
  • Ríos, I. (1999). «Les intervencions de la mestra en el procés de planificació oral de text escrit». Tesis doctoral. Castellón. Disponible en http://www.tesisenred.net/.
  • Wells, G. (2001). Indagación dialógica. Hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós.
  • Werstch, J. (1985). Vigotsky. La formación social de la mente. Buenos Aires: Paidós.
  • Zambrano, M. (2007). La actitud ante la realidad. Filosofía y educación. Málaga: Ágora.