Diseño de letras en carteles y cabeceras del imaginario Disney

  1. Ricard Huerta 1
  2. Vicente Monleón Oliva
  1. 1 Universitat de València
    info

    Universitat de València

    Valencia, España

    ROR https://ror.org/043nxc105

Revista:
Icono14

ISSN: 1697-8293

Año de publicación: 2020

Título del ejemplar: Comunicación y Educación en un mundo digital y conectado

Volumen: 18

Número: 2

Páginas: 406-434

Tipo: Artículo

DOI: 10.7195/RI14.V18I2.1574 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Otras publicaciones en: Icono14

Objetivos de desarrollo sostenible

Resumen

Neste artigo, analisamos os desenhos tipográficos do imaginário da Disney a partir da perspectiva da cultura visual. Investigamos os estilos que marcaram al-gumas das produções mais emblemáticas deste produtor de filmes, para as quais selecionamos 12 dos 60 títulos que compõem a coleção Disney Classics. Abordamos a questão estudando características formais e analisando o papel de cada projeto em sua conjuntura histórica. Desenvolvemos um comparativo que nos permite descobrir até que ponto essas mensagens visuais feitas com letras penetraram cla-ramente na imaginação coletiva. Comunicação e tecnologia andam de mãos dadas nesta evolução estilística. Também fornecemos uma perspectiva educacional sobre o assunto, atendendo ao nosso envolvimento na formação de professores, oferecendo um exame detalhado de pôsteres e créditos. Acreditamos que este material pode ser útil para entender melhor a influência da sensibilidade da Disney nas gerações sucessivas de audiências. O poder da Disney na mídia afeta diretamente nossa recepção da literatura clássica, algo que é mantido em todos os processos ou mudanças que acontecem, uma vez que a Disney demonstrou por um século sua capacidade de se adaptar aos usos e correntes tecnológicas estético. As cartas da iconografia da Disney nos oferecem um catálogo exclusivo de adaptação às modas da inovação constante em suas propostas ideológicas, estéticas, tecnológicas, comunicativas e culturais.

Referencias bibliográficas

  • Aguirre, I. (2005). Teorías y prácticas en educación artística. Ideas para una revisión pragmatista de la experiencia estética. Barcelona: Octaedro.
  • Alegría L., Acevedo P. y Rojas C (2018). Patrimonio cultural y memoria. El giro social de la memoria. Revista Australde Ciencias Sociales, (34) 21-35. doi: https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2018.n34-03
  • Albaladejo Ortega, S., & Sánchez Martínez, J. (2019). El ecosistema mediático de la ficción contemporánea. ICONO14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 17(1), 15-38.doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v17i1.1241
  • Alfeo Álvarez, J. C., González de Garay, B., & Rosado Millán, M. J. (2011). Adolescencia e identidades LGBT en el cine español. Evolución, personajes y significados. ICONO 14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 9(3), 5-57. doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v9i3.131
  • Alonso-Sanz, A. (2013). A favor de la Investigación Plural en Educación Artística. Integrando diferentes enfoques metodológicos. Arte, Individuo y Sociedad, 25(1), 111-120.
  • Barber, M. (2015). Disney’s Female Gender Roles: The Change of Modern Culture [Tesis Doctoral]. Indiana: Indiana State University.
  • Barthes, R. (1986). Lo obvio y lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidos.
  • Benjamin, W. (2003). La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. México: Ítaca.
  • Briggs, A. y Burke, P. (2002) De Gutenberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación. Madrid: Taurus.
  • Cantillo, C. (2011). Análisis de la representación femenina en los medios. El caso de las princesas Disney. Making of: Cuadernos de cine y educación, 78, 51-61.
  • Cantillo, C. (2015). Del cuento al cine de animación: semiología de una narrativa digital. Revista de Comunicación de la SEECI, 38, 133-145.doi: https://doi.org/10.15198/seeci.2015.38.115-140
  • Castro-Martinez, A. y Diaz-Morilla, P. (2019). El proceso de enseñanza-aprendizaje de la Historia del Cine a través de una estrategia de storytelling y storydoing teatral aplicada al ámbito universitario. ICONO 14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 17(2), 154-181. doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1378
  • Debord, G. (1967). La société du spectacle. Paris: Buchet-Chaste.
  • Dewey, J. (2008). El arte como experiencia. Barcelona: Paidós.
  • Duncum, P. (2015). Transforming Art Education into Visual Culture Education Through Rhizomatic Structures. Anadolu Journal of Educational Sciences International, 5 (3), 47-64. doi: https://doi.org/10.18039/ajesi.66849
  • Even-Zohar, I. (1990). Polisystem Theory. Poetics Today, 11 (1), 9-26
  • Foucault, M. (1998). Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. México: Siglo XXI.
  • Freire, P. (2015). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  • Freitas, R., Coutinho, S. y Waetcher, H. (2013). Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Estudosem Design, 21(1), 1-15.
  • Frutiger, A. (2007). Reflexiones sobre signos y caracteres. Barcelona: Gustavo Gili.
  • Gamonal Arroyo, R. (2005). Títulos de crédito. Píldoras creativas del diseño gráfico en el cine. Revista ICONO 14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 3(2), 43-67. doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v3i2.418
  • Gamonal Arroyo, R. (2011). Retórica aplicada a la Enseñanza del Diseño Gráfico. Operaciones para la creatividad. Revista ICONO 14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, 9(3), 426-438. doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v9i3.128
  • Giroux, H. A. (2001). El ratoncito feroz: Disney o el fin de la inocencia. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez.
  • Groupe µ (1992). Traité du signe visuel: Pour une rhétorique de l’image. Paris: Seuil.
  • Hernández, F. (2008). La investigación basada en las artes. Propuestas para repensar la investigación en educación. Educatio Siglo XXI, 26, 85-118.
  • Hernández, F. (2010). Educación y cultura visual. Barcelona: Octaedro.
  • Huerta, R. (2019). Arte para primaria. Madrid-Barcelona: Egales.
  • Huerta, R. (2020). El diseño de letras como entorno visual para educar en diversidad. Artseduca, 25, 5-22. doi: http://dx.doi.org/10.6035/Artseduca.2020.25.1
  • Huerta, R., Domínguez, R. y Barbosa, A. M. (2017). Investigar para educar en diseño y otras urgencias de la educación artística. EARI Educación Artística Revista de Investigación, 8, 10-23. doi: https://doi.org/10.7203/eari.8.10790
  • Irwin, R.; O'Donoghue, D. (2012). Encountering pedagogy through relational art practices. International Journal of Art & Design Education, 31 (3), 221-236.doi: https://doi.org/10.4324/9781315467016-11
  • Lobovikov-Katz, A. (2019). Methodology for Spatial-Visual Literacy (MSVL) in Heritage Education: Application to Teacher Training and Interdisciplinary Perspectives. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(1). doi: https://doi.org/10.6018/reifop.22.1.358671
  • Mirzoeff, N. (2006). On Visuality. Journal of Visual Culture, 5(1), 53-79.
  • Munari, B. (2019). Artista y diseñador. Barcelona: Gustavo Gili.
  • McLuhan, M. (1994). Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge, MA: MIT Press.
  • Nake, F. y Grabowski, S. (2017). Think the Image, Don’t make it! On Algorithmic Thinking, Art Education and Re-Coding. CITARJournal of Science and Technology of the Arts, 9(3), 21-31. doi: https://dx.doi.org/10.7559/citarj.v9i3.458
  • Pacheco, R., Moura, A., Soares, A. I., & Almeida, C. (2019). DocNomads, Ao-Norte y ESE: un proyecto de alfabetización cinematográfica implementado en Viana do Castelo. Revista ICONO 14, 17(2), 182-204. doi: https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1354
  • Pedraza, P. (1991). Iván Zulueta: unos carteles de cine. Fragmentos. Revista de arte, 17. 85-92
  • Postman, N. (2001).Divertirse hasta morir. El discurso público en la era del “show business”. Barcelona: La tempestad.
  • Ramon, R. (2012). Lladró: análisis de la creación cultural de una estética. De la tradición industrial de la cerámica valenciana a la recepción social de una marca. Tesis doctoral. València: Universitat de València.
  • Ramon, R. (2017). Pedagogías visuales y artísticas en torno al objeto cotidiano. Artseduca, 18, 30-53.
  • Rolling, J. H. (2017). Arts-Based Research in Education. EnLeavy, P. (ed.) Handbook of Arts-Based Research. New York: Guilford, 493-510.
  • Said-Valbuena, W. (2019). Prefigurar, co-crear, entretejer. Diseño, creatividad, interculturalidad. Arte, Individuo y Sociedad 31(1), 111-129.doi: https://doi.org/10.5209/ARIS.59369
  • Sancho-Gil, J. M.; Hernández, F. (2018). La profesión docente en la era del exceso de información y la falta de sentido. RED. Revista de Educación a Distancia, 56, artíc. 4, 31-01-2018.doi:https://doi.org/10.6018/red/56/4
  • Sennett, R. (2013). El artesano. Barcelona: Anagrama.
  • Stake, R. E. (2005). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
  • Vaquerizo Domínguez, E. (2020).Medios de comunicación y flujos culturales internacionales: la vigencia actual del informe McBride. Revista de Comunicación de la SEECI, 51, 43-62. doi: https://orcid.org/0000-0002-4146-9900
  • Vaquerizo Domínguez, E. (2020).Medios de comunicación y flujos culturales internacionales: la vigencia actual del informe McBride. Revista de Comunicación de la SEECI, 51, 43-62. doi: https://orcid.org/0000-0002-4146-9900